Horário De Atendimento: Seg à Sex 09h às 17h

Quem somos?

Um pouco sobre nós

A COOLIBA é uma cooperativa de trabalho que tem no seu quadro de cooperados profissionais liberais que atuam em diversas áreas de consultoria e capacitação visando a sustentabilidade de negócios cooperativistas, empresariais e organizações do terceiro setor, além de parcerias com entes públicos federais, estaduais e municipais.
No mercado desde 03 de agosto de 1998, prestamos serviços especializados e customizados à necessidade dos nossos clientes. Atuamos em conexão para planejar e acompanhar a gestão de negócios, captar recursos, organizar financeiramente, expandir, treinar pessoas, desenvolver lideranças através de consultorias e treinamentos com profissionais experientes, conhecimento multidisciplinar, que entregam resultados mensuráveis e com capacidade de agregar valor e satisfação em todos os níveis do seu negócio.

No âmbito do cooperativismo, nosso objetivo maior é a intercooperação como forma de fortalecer o movimento. Através da Conexão Cooperativista desenvolvemos produtos e serviços visando otimizar a gestão e atuação das cooperativas no mercado, com foco em aumento de negócios, planejamento (acompanhamentos de PDGC e outas ferramentas).

Em parceria com o SESCOOP/BA desenvolvemos e aplicamos o Programa JovemCoop que forma novas lideranças dissemina a doutrina cooperativista.

Na Conexão Empresarial temos o propósito de contribuir para a sustentabilidade com ações que visem aumentar a capacidade produtiva, de vendas e de competitividade, lucratividade e rentabilidade dos pequenos negócios. Oferecemos serviços de consultoria desde a criação com elaboração de Planos de Negócios, na gestão através de monitorias nas etapas de planejamento, organização, controle, relacionamento com clientes, aumento de vendas, atuação em redes sociais, expansão, e, em inovação.   

Disseminar a educação empreendedora, presencial ou on line, focada no desenvolvimento de competências para sócios e gerentes em gestão empresarial, além de programas de Coaching. Para os colaboradores dispomos de soluções para aumento de produtividade, melhoria no atendimento e desenvolvimento de características e habilidades fundamentais para o êxito de quem quer abrir ou expandir um negócio.



Parte do Estado que lida com a produção, entrega e distribuição de bens e serviços para o governo ou para os seus cidadãos estabelecemos a Conexão Estatal. Dispomos de um time de especialistas cooperados e parceiros aptos a oferecer assessoria de negócios e de gestão,

com serviços de consultoria em governança corporativa, assessoria legal e tributária, compliance, apoio ao desenvolvimento do ambiente empreendedor, e, de políticas públicas sociais e inclusivas, de geração de renda para cidadãos em vulnerabilidade social.

Atuamos para Empresas Públicas, Empresas de Economia Mista e subsidiárias da União, Estados, e Municípios.

Nosso relacionamento com as organizações civis são realizadas através do Conexão Social. Por ser mais flexível e poder optar por diversas formas de captação de recursos um empreendimento social fica suscetível a erros na estruturação e prestação de contas das formas de arrecadação. Auxiliamos a organização, com foco em sua sustentabilidade e cumprimento dos requisitos legais, na comunicação com associados e beneficiados com aplicação de ferramentas de planejamento e controle.

Somos especialistas em elaboração de projetos e planos de negócios para captação de recursos.

Nossa equipe

O que fazem os nossos cooperados?

Temos as melhores soluções para o seu negócio.

Wilson Cedraz da Silva

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia pela UFBA, Especialista em Finanças Empresariais pela UEFS, Pós-Graduando em EAD e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1995), possui Certificação Internacional em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade). Atualmente é Contador Master - Petróleo Brasileiro S.A, CEO da Cedraz & Associados Consultoria Contábil e de Gestão, professor da Fundação Visconde de Cairu, na graduação, lecionando disciplinas como Contabilidade Básica, Controladoria, Contabilidade Aplicada ao Cooperativismo e Contabilidade Internacional e na pós-graduação lecionando disciplinas como Controladoria, Modelos de Gestão e Análise de Investimentos. Também é professor de pós graduação de diversas instituições como Faculdade Maurício de Nassau, FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências, Faculdade Anísio Teixeira, UNIME, dentre outras. Atuou como empresário da área de prestação de serviços para a Coelba e como contador gerencial e posteriormente como Diretor Administrativo/Financeiro da Multicooper Cooperativa Múltipla de Engenharia e Sistemas. Começou a trabalhar na área contábil desde o primeiro semestre do curso de Ciências Contábeis, em 1992, tendo aberto um escritório de contabilidade, em 1996, após a formatura, onde atuou até o ingresso na Petrobras.

Dora Parente Costa

Economista formada pela UFPE – Universidade Federal Pernambuco, mestre em inovação tecnológica e política industrial pela Universidade de Manchester (UK), pós graduada em Comércio Exterior pela Fundação Dom Cabral, especialista em consultoria empresarial para pequenos negócios na USP e política pública para pequenas empresas pela UNICAMP Larga experiência com pequenos negócios, atuou no SEBRAE/BAHIA como Gerente de Promoção para exportação e Gerente de crédito e políticas públicas para PME. Professora universitária da UNIFACS e FIB em empreendedorismo.

Edivani A. S. Barros

Gerente de Projetos, há mais de 10 anos, com experiência na indústria de petróleo e energia, assim como em instituições governamentais. Vivência na gestão de áreas de TIC, como coordenadora, e na implantação de sistemas ERP, dentre outros. Habilidades em processos de negócio, gerenciamento de projetos, metodologias ágeis e negociação. Desenvolvimento de Design Thinking para inovação. Graduação Master Business Administration (M.B.A.) em Gerenciamento de Projetos (2006), Certificação PMP (2007 a 2013), Certificação Scrum-Product Owner (2013 a 2015). Formação em Processamento de Dados (UNESP/FATEC-SP) em 1993. Prêmio Destaque na categoria “Maximizar Valor das Soluções de TIC” em 2011, pela Petrobras. Atualmente cursando o MBA em Gestão de Cooperativas. Paulista, viveu no exterior entre 1999 e 2001 (Inglaterra e EUA) e, desde o retorno ao Brasil, mora na Bahia.

Elivânia Oliveira Fontes

Graduada em Administração de Gestão de Negócios -UNIJORGE. • Graduando Curso de Psicologia - UNIVERSO, • MBA Marketing e Comunicação Faculdade São Luis, • MBA Gestão Cooperativista - ESCOOP. • Graduando Pós Neuropsicologia - FAVENI • Extensão Psicologia Organizacional – FAVENI • Professional & Life Coach - IBC - Instituto Brasileiro de Coaching • Lead Coach - IBC - Instituto Brasileiro de Coaching • Analista Comportamental e Analista Behavioral - IBC - Instituto Brasileiro de Coaching • Master Coach Integral Sistêmico –FEBRACIS - Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico - FEBRACIS -Federação Brasileira Coaching Integral Sistêmico • Analista Comportamental–FEBRACIS-Federação Brasileira Coaching Integral Sistêmico • Executive Coach - FEBRACIS -Federação Brasileira Coaching Integral Sistêmico • Busines Cooach -FEBRACIS-Federação Brasileira Coaching Integral Sistêmico • Consultora Gestão de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas.
Faclitadora/Instrutora e Palestrante, atuado há mais de onze anos com os seguintes temas: Motivacional, Liderança, Relacionamento Interpessoal, Atendimento ao Cliente, Oratória e técnicas de apresentação com ênfase comportamental, Comunicação Assertiva, Gestão de Conflitos, Produtividade, O Poder do Foco, O poder da Ação, Ética organizacional Empreendedorismo: Social, Negócios e Intraempreendedorismo, Inteligência Emocional, Autoconhecimento, Gestão de Perfil, dentre outros.

José Carlos

  • 2007 – FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO – S. Paulo, SP
    Pós-graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Projetos
  • 2005 – SAP ACADEMY, PETROBRAS – Salvador, BA
    Coordenador de Projetos de Upstream
  • 1978 – Universidade Católica de Salvador – Salvador, BA
    Graduação em Economia
  •  1979 – PETROBRAS – Salvador, BA – Presente
    Economista
    Coordenação da elaboração e acompanhamento do Plano de Negócio e Gestão da Unidade;
    Coordenação da elaboração e acompanhamento do Plano Anual de Negócios de Investimentos da Unidade;
    Acompanhamento e implementação dos contratos de prestação de serviços entre a Petrobras e Subsidiárias.
    Membro da Comissão Especial de trabalho na Petrobras, visando a venda de Ativos;
    Competncias:Controlar e avaliar a realização físico-orçamentária dos Projetos de Investimentos da unidade; Acompanhar os principais indicadores de desempenho dos Projetos de Investimentos, atuando de forma pró ativa na elaboração de planos de ação; Prover suporte a auditorias internas e externa da Carteira de Projetos; Controlar a evolução dos Termos de Compromissos; Atuar como ponto de contato no atendimento às solicitações dos clientes internos;
    Habilidade no relacionamento e comunicação com todas as áreas e níveis hierárquicos da companhia.

Marcia Soares Duque Marques

Especialista em Administração e Gestão de Cooperativas
(UFBA). Graduada em Economia (FACCEBA), Corecon-BA 3222. Sócia da COOLIBA –
Cooperativa desde 2002. Membro da CME – Câmara da Mulher Empresária.

Marília Cavalcante Reis

Economista UFBA, pós-graduada em Gestão de Cooperativismo/ ESCOOP e Gestão de Recursos Humanos- UNIFACS e em Consultoria Organizacional – Consenso Processos Gerenciais S/C Ltda.; Personal e professional Coache pelo BrasCoaching Treinamento e Desenvolvimento Empresarial, Analista de Mapeamento de Perfil Comportamental – Certificado Internacional Solides  e Febracis, Empresa Norte Americana e a Solides Tecnologia S/A, Diretora Administrativa da Cooliba, Consultora e Instrutora da área de Recursos Humanos e Empreendedorismo, Cultura organizacional, Liderança, Atendimento ao cliente, Negociação, modelo de negócios e agente de inovação.

Maurício Santana dos Reis

Graduado em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, com Pós-graduação em Consultoria Organizacional                      pelo Cesec/UCSal, Pós-graduação em Organização&Métodos pelo Cetead/UFBA,         Pós-graduação em Gestão da Qualidade pelo Cetead/UFBA.

Trabalhou durante 14 anos no Banco do Estado da Bahia S/A (Baneb) e no Banco Bradesco S/A, como analista de Organização&Métodos (O&M), no levantamento, desenvolvimento e implantação de redesenho de processos administrativos.

Foi Assessor do Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Camaçari, por 04 anos, sendo responsável pela implantação do Programa de Modernização Administrativa da Prefeitura, incluindo o Projeto de implementação da nova Central de Atendimento Municipal, com análise e estudo de redesenho dos processos administrativos; implantação do Sistema Municipal de Administração e a padronização das rotinas e dos procedimentos dos processos administrativos.

Exerceu por 08 anos o cargo de Assessor Técnico na Assessoria de Planejamento e Gestão (APG) da Casa Civil do Governo do Estado da Bahia, atuando na Gestão de Processos administrativos institucionais, incluindo o levantamento e mapeamento de Processos Administrativos com elaboração de Manual de Rotina de Procedimentos e de Fluxogramas das atividades das diversas unidades da Casa Civil;

Atuou como Consultor de Gestão da Qualidade e Produtividade do Sebrae por vários anos.

Ribeiro

Graduado em Ciências Contábeis, Pós graduação em Auditoria e Planejamento Tributário,
Gestão de Cooperativas, Especialização em Gestão de Pessoas e Graduando em Auditoria,
Controladoria e Compliance.
Áreas de atuação: Diretor Executivo da Cooperfisco, Diretor Administrativo do SICOOB CentralBA, Diretor Geral do SICOOB CRED Executivo, Membro Conselho fiscal da OCEB-BA, Conselho
de Administração da Central BA, Conselho de Administração do SICOOB CRED Executivo, Conselho Fiscal da ASFEB e Membro Titular do Conselho Estadual de Cooperativismo.

Rita de Cassia Rios Simões

Formação: Ciências Econômicas – UCSAL Universidade Católica de Salvador Especializações: MBA-Gestão de Cooperativas – UCSAL Universidade Católica de Salvador – Pós-Graduação em Finanças Empresarias – FGV Fundação Getúlio Vargas – Especialização em Administração Bancária – ASBACE

Vivência no desenvolvimento e aplicação de cursos na área de planejamento estratégico e financeiro, negócios, projetos, financiamento, concessão de crédito para MPEs, cooperativas e ONGs através do SEBRAE, OCEB, ABLA, SICOOB, ASCOOB, UNICRED entre outros parceiros.
Autora e instrutora da metodologia do Curso Formação de Agentes de Microcrédito para atuarem no CREDIBAHIA em parceria com o SEBRAE/BA – SETRE _ DESENBAHIA. Elaboração de Projetos de Crédito/Financiamento e Plano de Negócios para Empresas, ONGs, Cooperativas Singulares captarem recursos perante Instituições Financeiras públicas e privadas.

Publicações:
Uma pequena grande ajuda: microcrédito 

10 respostas sobre crédito para micro e pequenas empresas – SEBRAE/BA 

Sandra

Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, MBA em Gestão de Cooperativa, Especialização em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia, Gestão em Qualidade Hospitalar e Terapia Intensiva. Formação em Coaching, Psicossomática e Thetahealing.

Áreas de atuação: Palestrante  e Consultora em Cooperativismo, Gestão, Saúde e Educação (Gestão de Cooperativa e de Programas de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho; Coach, ThetaHealer, Docência Universitária e Pós-graduação Presencial e EAD.

Atividade dentro cooperativismo: Cooperativista há mais de 25 anos, cooperada da Cooliba, Diretora de Relações e Serviços da Unifisio, membro do Conselho de Ética do Sistema OCEB, vários outros cargos dentro de cooperativa e no SESCOOP/BA. Escritora dos capítulos de livro: “Educação Cooperativista” e “Cooperativa de Turismo: Uma nova perspectiva”

Sônia Maria Pereira Lago

  • Mestre em Administração Estratégica pela UNIFACS;
  • Especialista em Organização, Sistemas e Métodos pela UFBA;
  • Pós-graduada em Marketing pela UNIFACS;
  • Graduada em Administração de empresas pela UCSAL;
  • Professora de graduação e pós graduação em diversos estabelecimentos de ensino superior na Bahia;
  • Sócia da Cooperativa de Trabalho de Profissionais Liberais da Bahia;
  • Consultora e Instrutora de Planejamento Estratégico, Marketing e Vendas, Processos Gerenciais e Cooperativismo;
  • Consultora do Banco Bilbao Vizcaya;
  • Funcionária efetiva do Banco do Estado da Bahia S.A., onde desempenhou as funções de Consultora em diversas áreas e Coordenadora do projeto de Segmentação de clientes.